Muitos brasileiros tem o sonho de ter o próprio negócio, mas não sabem como e por onde começar ou se sentem inseguros acerca das diversas etapas deste processo.
Pensando nisso, a Novus lança uma série de textos com 12 dicas para te ajudar nessa empreitada. Toda semana, um post em nosso blog com uma dica de ouro para os empreendedores que ainda não tem certeza do que fazer para abrir sua empresa.
E a dica desta semana é:
Elaborar um plano de negócios
De acordo com o Sebrae, um plano de negócios “descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.”
O plano de negócios irá ajudar o empreendedor a saber se a ideia é viável. Além disso, ajudará também na busca por informações mais detalhadas sobre o setor, produtos e/ou serviços que serão oferecidos, clientes, concorrentes e fornecedores. Um dos principais benefícios de elaborar um plano de negócios é descobrir os pontos fortes e fracos dessa nova ideia.
Qual é a importância de um plano de negócios?
O empreendedor deve pensar no plano de negócios como uma ferramenta que auxiliará no processo de planejamento. Portanto, só há razão em planejar caso esteja claro aonde se quer chegar. É importante pensar em como a empresa estará daqui a 5, 10, 20 anos.
O objetivo de crescimento para o futuro da empresa pode estar relacionado a diferentes áreas: número de clientes, receita, participação no mercado, lucros, entre outras. Mas para alcançar o objetivo, é preciso planejar cada passo.
Por onde começar?
A ideia do negócio é o ponto de partida para qualquer empreendimento. Mas apenas a ideia não é o suficiente para um bom planejamento. É preciso pensar em quais serão seus principais produtos ou serviços, quem serão seus clientes, que lucro espera obter do negócio e em quanto tempo espera receber o retorno do investimento.
É importante destacar que alguns pontos não devem ser deixados de lado na criação de um novo negócio ou no planejamento de uma nova unidade empresarial. Como, por exemplo, a experiência profissional e atribuição dos empreendedores. E também a definição da forma jurídica da empresa, o enquadramento tributário, o capital social e a fonte de recursos.
Depois, parte-se para uma análise de mercado onde serão estudados os clientes (características, interesses, comportamentos), a concorrência e os fornecedores.
O plano de marketing também já deve ser inserido no plano de negócios. Aqui é importante focar na descrição dos principais produtos e serviços oferecidos, preços e estratégias promocionais.
Outra parte fundamental de um bom planejamento de negócios é a análise financeira. É preciso pensar na estimativa de investimentos fixos, capital de giro, estimativas de faturamento mensal da empresa, custos de materiais e matéria-prima, custos de comercialização, custos fixos etc.
Após a finalização do plano de negócios, é recomendável que o empreendedor simule valores e situações diversas para a empresa. Essas simulações devem ser tanto pessimistas (queda nas vendas) como otimistas (crescimento do faturamento). A partir daí, deve-se pensar em ações para evitar adversidades ou para potencializar situações favoráveis.
Com o plano de negócios concluído, o empreendedor deve então partir para a gestão da empresa. A partir de agora, o processo pode ser extremamente dinâmico e as etapas devem ser revistas a qualquer momento. Caberá ao empreendedor revisar e atualizar o plano de negócios periodicamente.