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Inovar na crise: Alguns casos para se inspirar

Enquanto muitos se desesperam diante de um cenário caótico nos setores político, financeiro e social, outros tentam superar hábitos e ideias ultrapassadas para abrir caminho e inovar, tarefa nada fácil nos dias de hoje.

Muitas empresas estão dando mais atenção a funcionários que conseguem observar essas mudanças com olhar atento e crítico para poder extrair as melhores oportunidades.

Não há dúvida que sobreviver a esses períodos instáveis tem exigido um grande esforço, mas aqueles que conseguem, certamente sairão mais fortalecidos e com fôlego renovado para encarar novos desafios.

O importante é não deixar que a insegurança tome conta e impeça transformações benéficas. Abaixo, listamos alguns casos bem-sucedidos:

GOOGLE:

A Internet teve seu crescimento acelerado entre o final da década de 1990 e o ano de 2001, quando, em seu auge, teve uma enorme queda em seu valor de mercado, o que desbancou gigantes como Yahoo! e Altavista. Entretanto, a Google inovou com um e-mail de alto armazenamento, um sistema de buscas rápido e inovador, além da primeira rede social do mundo, o Orkut, o que permitiu à empresa superar a crise e evitar seu fechamento.

APPLE:

Embora o mercado estivesse saturado com computadores, celulares e notebooks de diversos tipos, tamanhos e funcionalidades, a Apple viu uma oportunidade de aliar simplicidade e design ao alcance das mãos: surgiram assim os smartphones, tendência mundial que hoje domina o mercado.

UBER:

Uma empresa de carona compartilhada com preços de mercado bem competitivos, além da possibilidade de pagamento via cartão (ao invés do costumeiro pagamento em dinheiro). Sua inovação veio graças ao advento da internet estar cada vez mais presente no dia-a-dia de todos. Desde a solicitação do serviço até a avaliação do mesmo, tudo é feito através de uma plataforma simplificada que funciona na maioria dos modelos de smartphone.

NETFLIX:

Uma proposta simples e sem muitas ambições: oferecer conteúdo stream (séries, filmes, documentários, etc.) a um preço acessível, 24h por dia através de uma conexão via internet. Pois essa ideia deu tão certo que a Netflix não para de crescer e aposta agora em produções próprias, mas sem perder o foco principal, o que tem ameaçado grandes operadoras do setor de comunicações.