Muitos empreendedores trabalham de maneira informal, pois não conhecem as vantagens da formalização e temem cair na burocracia, pela carga tributária e os altos custos para manter uma empresa registrada no Brasil.
Este artigo vai tirar algumas dúvidas e te mostrar porque formalizar o seu negócio e se tornar um MEI é a melhor opção.
Menos burocracia
O programa desburocratiza o processo de abertura depor completo, que agora é todo feito pela internet de forma gratuita. E você pode, após preencher as informações da sua empresa, sair com o CNPJ na hora.
Para se formalizar como MEI é muito fácil, basta acessar o site do Portal do Empreendedor. Dentro do portal, é necessário preencher a sua inscrição informando alguns dados pessoais e pronto.
Menos tributos
Para quem é MEI há isenção de impostos federais e redução de taxas e custos. O empreendedor paga ao município o valor simbólico de R$5,00 como Imposto Sobre Serviços (ISS), além de R$1,00 ao Estado, cobrindo-se o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).
Além disto, paga-se um percentual de 5% sobre o salário-mínimo, todo mês, para custear o INSS. Todos esses impostos são cobrados em uma única guia chamada DAS cujo vencimento é até o dia 20 de cada mês.
Segurança
O MEI tem cobertura da Previdência Social em alguns benefícios. Ele pode se aposentar por idade ou por invalidez, receber auxílio-doença e salário-maternidade. Sua família ainda terá, desde o primeiro pagamento, os benefícios de pensão por morte e auxílio-reclusão.
Você quer se aposentar por tempo de contribuição também? Não tem problema, basta fazer o complemento do INSS para ter acesso a todos os benefícios da Previdência, incluindo aposentadoria por tempo de contribuição.
Renda e financiamento
Possuir CNPJ possibilita ao empreendedor abertura de contas bancárias, maior facilidade para conseguir linhas de crédito e financiamentos com condições especiais.
Mais oportunidades
A formalização da empresa possibilita que ela realize negócios com poder público. A empresa formal pode, por exemplo, participar de licitações, caso em que é necessário possuir CNPJ. E existem também muitas empresas com a política de só realizar negócios com outras empresas, ou seja, negócios regularizados.
E mais
Além destes benefícios, quem se formaliza como MEI também tem direito de contratar um funcionário e possui escrituração fiscal e contábil simplificadas. A única obrigação fiscal básica é comprovar que o faturamento do ano não ultrapassou o teto de 81 mil reais. Esta comprovação é feita através da Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN-Simei).
Se você deseja formalizar o seu negócio, fale com um contador. Embora todas as exigências para se tornar um MEI possam ser feitas pelo próprio empreendedor, o contador poderá orientar com relação a todos os trâmites, trazendo mais segurança para o empreendimento.
Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco! Teremos prazer em ajudá-lo.
Muito informativo
Conteúdo excelente!!
Recomendo à leitura!
Muito bom!